mobil mp3

1.DEFINIÇÃO

O Departamento de Sociologia Rural (DSR) é constituído por dois cursos, designadamente Comunicação e Extensão Rural e Economia Agrária, tendo começado a funcionar em Fevereiro de 2009 com cerca de 67 e 75 estudantes, respectivamente, para os cursos acima indicados. Inicialmente, os cursos estavam desenhados para o grau de Bacharelato com duração de 3 anos e a partir do ano 2010 começou o ajustamento curricular, que terminou nos meados do ano 2012, tendo passado os cursos para o grau de Licenciatura com a duração de 4 anos.

2.COMPETÊNCIAS OU ATRIBUIÇÕES

A investigação constitui um dos três pilares de actividades realizadas no Departamento de Sociologia Rural, incluindo a docência e a extensão.
O Departamento de sociologia Rural tem as seguintes atribuições:
•Promover a investigação fundamental e aplicada, assim como a extensão e prestação de serviços à comunidade;
•Difundir o conhecimento científico e tecnológico produzido;
•Dinamizar a produção científica por parte de docentes e estudantes, integrando-a nas linhas de investigação definidas e tendo como objectivo cimeiro a publicação em revistas científicas;
•Dinamizar parcerias com centros de investigação acreditados.

3.LINHAS DE INVESTIGAÇÃO E ATRIBUIÇÕES

O departamento organiza presentemente a sua investigação em torno de três grandes linhas de investigação, nomeadamente:
3.1.Meio Ambiente, Género e Desenvolvimento Rural
Esta linha de pesquisa tem como objectivo compreender as relações entre o meio ambiente, género e desenvolvimento rural, considerando as realidades locais, provinciais e nacionais, bem como a relação entre elas. As relações a nível das comunidades rurais passam pela consideração das actividades que garantem a sua reprodução social no quadro da sustentabilidade e das relações de género, por isso as temáticas de pesquisa que compõem esta linha consideram o género e as politicas de desenvolvimento como um dois elementos nucleares de análise. Para o efeito, são propostas três temáticas de análise:

•Género e desenvolvimento: análise das relações do género e seu impacto no desenvolvimento;

•Sustentabilidade e desenvolvimento: análise das inter-relações entre as actividades económicas e políticas públicas e seu impacto na reprodução social das comunidades;
•Ambiente, Sociedade e desenvolvimento: análise das intervenções organizacionais e práticas comunitárias de desenvolvimento e sua sustentabilidade.

3.2.EXTENSÃO RURAL COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Esta linha de pesquisa tem como objectivo aplicar, em realidades rurais, os preceitos e metodologias da extensão rural, buscando proporcionar às comunidades rurais reflexões sobre suas realidades e acções participativas que visem a melhorias dessas comunidades através do levantamento, estudo e proposta de soluções aos problemas sociais, económicos e ambientais que se verificam nas zonas rurais. Para o efeito, são propostas três temáticas de análise:
•Recursos naturais: envolvimento das comunidades rurais na conservação de florestas, solos, águas e outros;
•Sustentabilidade agrária: estudo estratégico na produção de culturas e criação de animais com vista a garantir a transmissão rápida de tecnologias melhoradas para as comunidades;

3.3.DINÂMICAS ECONÓMICAS, ORGANIZACIONAIS E POLÍTICAS NA AGRICULTURA

Esta linha de pesquisa tem como objectivo estudar as dinâmicas económicas dos negócios agrícolas, observando as relações entre a organização, as cadeias produtivas, o ambiente económico, institucional e as políticas públicas bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas com o intuito de subsidiar políticas de planeamento que corrijam os desequilíbrios sócio-económico e ambientais, examinando a dinâmica das transformações espaciais. Para o efeito, são propostas três temáticas de análise:
•Planeamento das estratégias produtivas e mercados rurais: Competitividade no agronegócio; Riscos de actividades agrárias; Politicas públicas e privadas de financiamento e comercialização da produção agrícola; Emprego e renda em sectores específicos no meio rural e Correcção de desequilíbrios sócio-económicos-ambientais e regionais;
•Estudos de Mercados Rurais (analise de cadeias produtivas e de valor): Agro-pecuários (produtos e insumos); Emprego e renda no meio rural; Turismo rural.
•Análise e gestão de riscos no agro negócio: Relações de produção agrária; Economia e gestão ambiental na agricultura; Estratégias de distribuição de activos.

•Saúde e nutrição.