mobil mp3

Departamento de Produção Agraria

O Departamento de Produção Ágraria é reponsável pela formação de profissionais na área de Produção Agricola, Produção Animal e Agroprocessamento, tendo sido criada em 2008, inicialmente o Departamento incluia os cursos de Produção e Protecção Vegetal e Produção Animal.

Chefe de Departamento: Sacire Jone Viagem, licenciado em Engenharia Agrónomica, pela Faculdade de Agronomia e Engenharia Florestal em 2008 e mestrado em Recursos Hidricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidraúlicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ocupa o cargo desde Maio de 2013.

 

Departamento de Engenharia Rural

O DER é uma departamento académico que forma profissionais superiores (Engenheiros Rurais) equipados com conhecimentos e técnicas em infraestruturas rurais de apoio á produção agrária melhorando deste modo as condições de vida das populações no meio rural.

Fazer também o planeamento e ordenamento territorial rural visando o uso sustentável dos recursos, em particular o solo e a água;

Actualmente o departamento oferece um curso com duas saídas, Engenharia Rural e Agua e Saneamento

 

Chefe de Departamento: Lário Herculano, Msc

 

Departamento de Sociologia Rural

O Departamento de Sociologia Rural (DSR) é responsável por dois cursos, designadamente Comunicação e Extensão Rural e Economia Agrária. O curso de Economia Agrária pretende preparar licenciados proactivos, auto-confiantes e motivados, que saibam identificar problemas económicos e realizar a investigação científica e tecnológica como meio de solução de problemas económicos concretos ligados á agricultura, pecuária, indústria, turismo, uso sustentável dos recursos naturais e gestão de negócios. 

O curso de Comunicação e Extensão Rural (CER), pretende criar capacidades de dinamização, difusão e aplicação de informações e conhecimentos úteis ao desenvolvimento rural, desde a saúde pública até às técnicas de boas práticas de produção e conservação de produtos e de participação efectiva das populações, através de grandes projectos de desenvolvimento que ocorrem no seu meio.

Para além das aulas teóricas e práticas ministradas nas salas, os estudantes e docentes deste departamento têm um contacto permanente com as comunidades rurais, e o departamento faz parcerias com organizações governamentais e não-governamentais que também tem a comunidade rural como o seu grupo alvo. 

 

Chefe de Departamento: Enga. Amelia Monguela